O primeiro domingo de Arrastão do Pavulagem (14/06), foi marcado por muita alegria ,tanto para os brincantes como para quem constroi essa grande elegria.
O tradicional arrastão iniciou na praça Princesa Isabel na Condor, com a saída do barco que transportou os mastros de São João, os bois Pavulagem, Malhadinho e o boi Orube que estreiou sua participação no barco Pavuleiro. Com muita animação que também ficou por conta do grupo de carimbó Sancari, a embarcação mais animada da quadra junina partiu pelas águas da Baía do Guajará rumo a escadinha da Praça Pedro Teixeira. Ali centenas de pessoas já esperavam com o coração repleto de alegria e com bastante emoção, pois ainda é notado que tanto os bois bumbás como os mastros ainda tem um significado expressivo para os devotos de São João, que se abençoam com os símbolos da festa junina.
Assim que os bumbás desceram, seguidos pelos mastros, deu-se início a mais um Arrastão do Pavulagem que tomou a avenia Pte. Vargas no centro de Belém; o público, neste momento já passava da casa dos mil que contagiados pelos ritmos e batidas que na frente era comando pelo projeto de extensão do Insituto Arraial do Pavulagem, o Boi Orube do Satélite onde cerca de 80 crianças e adolescentes regidos por João Paulo, eram aplaudidos. E muitos brincantes acompanhavam os foguedos do arrastão, como dos mastros, onde os homens e mulheres num forte ir e vir agitavam com as músicas que o tradicional Batalhão da Estrela com dançarinos, percussionistas e músicos de sopro, entoavam as novas e tradicionais canções do Pavulagem.
Na chegada na Praça da República, com a fincação dos mastros, era dada a abertura da quadra junina do Pavulagem que em 23 anos promove essa belíssima brincadeira na cidade de Belém.
O dia foi muito especial mesmo, tanto para o público brincante como para todos que organizam essa festa, com a entrega do espaço cedido pelo Governo do Estado através da Santa Casa de Misericórdia ao Instituto Arraial do Pavulagem, que agora passa a ter um endereço próprio e que certamente potencializará todas as ações que Instituto desenvolve ao longo do ano, viva!!!!
Mais a alegria não ficou por aí não, na sequência o público que ali já eram quase 20 mil pessoas, curtiram a banda Arraial do Pavulagem que encerrou mais um dos domingos mais alegres de junho em Belém. Até o domingo de 05 de julho que acontecerá o último Arrastão do Pavulagem, a alegria nas ruas de Belém e na Praça da República está garantida, então deixe a preguiça do domingão de lado, traga sua família e venha participar da brincadeira pública mais gostosa de Belém, e venha ser mais um pavuleiro de coração!!!
Inté o próximo domingo cumpadis!!!
Fotos: Kate Titan