Com muita animação e colorido, o Insituto Arraial do Pavulagem agitou o centro histórico de Belém neste dia 15. Após a chegada do peixe-boi, vindo acompanhado por uma grande comitiva animada à barco desde a Praça Princesa Isabel, até a escadinha do cais, na Estação das Docas; ali milhares de pessoas que vieram brincar no cordão junto com o Batalhão da Estrela que já animavam o local, era o palco do início do cortejo cultural.
Este cordão contou com a Participação do Projeto Orube do Satélite, mais de 50 crianças que compõe a ação cultural fomentada pelo Insituto na comunidade do Satélite, com uma animação sem tamanho, estavam no início do cordão. Desta vez o Orube como sempre tem feito, veio com uma grande novidade, o "Cordão da Arara", com o mesmo princípio ambiental do Pavulagem o Orube também quer ajudar a promover a consciência ambiental nas crianças e adolescentes, pra isso escolheram a Arara Azul, uma belíssima ave com alto risco de extinção da nossa natureza. Os trabalhos desenvolvido pelo Projeto Orube é uma ação de cooperativismo das crianças, pais e da comunidade, assim nasceu em 2009 o Cordão da Arara do Orube, parabéns às crianças do Satélite por esta belíssima idéia.
O cordão do Peixe-boi terminou tradicionalmente na praça do Carmo, onde ali na chegada do cortejo, foi realizada a tão esperada "Roda Ancestral", onde todos os músicos e dançarinos numa atmosfera indígena celebraram a vida, num símbolo de energia e eternidade com cantigas ancestrais e populares, giravam em torno do magnífico Peixe-boi e todos os demais símbolos que fizeram parte do cortejo. O dia foi encerrado com o tão aguardado show da Banda Arraial do Pavulagem que por mais de um hora agitou a multidão que nem a chuva tradicional do inverno belenense pode atrapalhar. Viva o Peixe-Boi e a Arara Azul!!!!
Veja a Roda Ancestral - Pça do Carmo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário