quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Emo do quê ele??

Há algum tempo tenho ouvido várias chacotagem com a palavra "emo", pow, mas que droga de terminologia é essa??? Quando eu ouvi minha filha de 12 anos falando que fulano e beltrano se parece emo, ai eu questionei a informação. A idéia de garotos com estilo de penteados franjados (haja chapinha!!!)blusas, pulseiras pretas, tênis All Star e maquiagem preta!!! Pára!! Epa!! Logo isso me fez lembrar bandas de rock que utilizavam bastante desses artifícios visuais para impor seus estilos como KISS, alguém lembra?? :P




Mas qual é a filosofia dessa turma? Sim, como todo grupo juvenil assim como toda tribo se reunem por um propósito não é mesmo?!!

Bem, então pesquisei sobre a cultura Emo juvenil, que aqui no Brasil é mais evidente no sudeste e como já era de se esperar, nossos jovens aqui são embebidos da cultura sudestina, que por sua vez replica principalmente culturas americanas....que coisa hein...Xerox da xerox!! :D
Bem, isso aí já é por certo, sempre foi assim!

O fato mais curioso que ouvi sobre Emos, é de que são muito emotivos (daí o termo EMO=emotion - do inglês emoção), e que, em mergulhos melancólicos chegam até a cortar os pulsos. Flagelos da depressão aff!!!

Tolices a parte, tá na hora da TV apresentar algo mais sério para as pessoas, várias atrocidades que temos notícias, tem ai a TV ou a Internet como mecanismo de fluência comunicativa, aí esse pode ser assunto para outro post sobre essa tal democracia da comunicação e seus malefícios!

Voltando ao assunto.... o curioso dessa forma de expressão dos emos é que assim como vários outros grupos juvenis, também não tem muito conteúdo, o típico frasco de perfume francês com aroma da avon, (lembra desse da garrafinha tipo cristal :D). O estilo está aprisionado no visual e nas expressões verbais.. com muitos "Xs", o miguxês (mIgUxEiX), também conhecido como fofolês, um dialeto muito comum pela tribo emo, além claro do propósito de músicas emocore, uma variante do hard-core punk, que foi iniciada pelas tribos punks love da capital do tio san. Liliane de Lucena fez uma matéria para a revista eletrônica TODATEEN, onde faz uma defesa, esclarecendo bem os estilo Emo, do princípio musical as vestes da galera emo. Confira AQUI!

Vejam só, é importante é que possamos respeitar as manifestações juvenis, sem dar ênfase ao modismo, é muito comum qualquer adolescente se apegar a conceitos musicais que imprimam modas e estilos, a final faz parte da longa descoberta do adolescente por um mundo enorme cheio de hábitos e tudo mais acolher as novidades.

Em vários foruns que dei uma zoiada, li comentários/críticas sob emos, que estão abaixo:

- opinião crítica: adolescentes que se vestem de acordo com modinhas e revelam um estado emocional depressivo e melancólico por motivos estupidamente ridículos (xinha);
- uns caras q usam franjinhas escutam rock tem um piercing na boca normalmente.....ah!vc ja deve ter visto algum! (amy_lee1)

Uma matéria do fantástico que você pode conferir abaixo, esclarece de forma singela como são os emos:


Matéria sobre Emos do Fantástico

O conceito geral parece único, apesar de ainda um pouco confuso, devido a tribo emo usar acessórios "punks luminosos", como faixas de cabelos coloridos, sapatos All Star, camisas estilo mauricinho, piercings e tudo mais; não podemos julgar a tudo nem a todos, mas daí essa corrente de inspiração sensível, sob essa filosofia "olha o céu ta lindo...azuzimmmm" perai, tá de mais molecada!!! :P

Finalmente, não quero aqui fazer nenhuma campanha anti-emos, mas sim, pode dizer para esta garotada que antes de adotarem qualquer moda/estilo possam perceber que valores (conteúdo) esta mudança vai trazer para a pessoa. Penso que, se algo não vem para somar, em ajudar no crescimento intelectual, passa a ter um valor nulo, ou seja, não quero para mim, pois ser mais um, apenas para ajudar no crescimento numeral, muito obrigado eu dispenso!!!



Nenhum comentário: